A ação termogênica é a propriedade que algumas substâncias têm de acelerar o metabolismo, aumentar a taxa metabólica, transformando os nutrientes em energia e diminuindo a formação de depósitos de gordura.
Presentes tanto em suplementos, quanto em alimentos eles têm por função, estimular o metabolismo e aumentar o consumo de energia, além da temperatura corporal, por meio da estimulação dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central, que concorrem para a queima de gorduras.
Onde o termogênico está presente?
Chás - verde, preto, branco;
Café;
Pimenta vermelha;
Gengibre;
Canela…
Efeitos no organismo
Por acelerar o metabolismo, os termogênicos geram mais energia para a realização de exercícios. E por isso, o corpo precisa atingir a gordura estocada e transformá-la em energia, chegando à queima de gordura.
Os termogênicos também são responsáveis por estimular a prática de exercícios físicos, já que são compostos por ingredientes energéticos. Aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos; o sangue corre em uma velocidade mais elevada e as veias se dilatam.
Efeitos colaterais
Por acelerarem o metabolismo, é importante prestar atenção em algumas questões quando você pensar em utilizar deste suplemento. Em primeiro lugar, procure um profissional especializado de saúde para atender você e direcionar qual a melhor estratégia alimentar e de suplementação para atingir seus objetivos. Além disso, verifique o seu grau de ansiedade e sua qualidade de sono.
Estimulantes mais fortes, como a sinefrina, podem gerar diversos quadros de respostas graves de pânico, ansiedade e insônia.
Todos os alimentos e suplementos contém benefícios e malefícios, de acordo com seu organismo e seu estilo de vida. Por isso é fundamental o acompanhamento de um profissional para a inserção de qualquer tipo de suplemento em sua rotina alimentar.